quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Brasil fica fora de mostra competitiva do Festival de Veneza












Não deu Brasil na lista de concorrentes selecionados para a 67° edição do Festival de Veneza, na Itália, que será aberto no dia primeiro de setembro e vai até 11 do mesmo mês.

Mesmo fora da competição pelo Leão de Ouro, o Brasil está representado no evento em produções inclusas nas mostras paralelas. “Lope” (imagem acima), realizado em uma parceria entre Brasil e Espanha, relata a vida do dramaturgo Lope de Vega, e traz Selton Mello e Sônia Braga no elenco. O curta “O Mundo é Belo”, também brasileiro, será exibido na mostra “Horizontes”.

Para a abertura do festival, um filme que promete muita repercussão. "Black Swan", com Natalie Portman, estreia em Veneza envolto de polêmicas. O novo longa de Darren Aronofsky, que já causou incômodo em "Réquiem para um Sonho", leva ás telas a história de duas bailarinas que disputam destaque na dança. A trama promete uma cena forte de sexo violento, envolvendo Natalie e a atriz Mila Kunis. Completam ainda o elenco Winona Ryder e Vincent Cassel.

Na corrida pelos prêmios principais do Festival, Sofia Coppola aparece com seu novo e esperado “Somewhere”, com participação de Benicio Del Toro e Stephen Dorff (de "Inimigos Públicos) como protagonista. A diretora de “Maria Antonieta” e “Encontros e Desencontros” traz agora a história de um magnata que tem sua vida alterada ao receber a visita de sua filha de 11 anos.


Outro filme bem aguardado é “A Letter to Elia”, novo de Martin Scorsese, cineasta de “Ilha do Medo”. As atenções, no entanto, estão viradas mesmo para a recente produç ão de Robert Rodriguez, “Machete”, filme que promete ser um trash-sangrento, ao estilo Tarantino (quem, frequentemente, realiza co-produções com Rodriguez), e que traz Lindsay Lohan no elenco, vestida de freira e pronta para matar (foto ao lado).

Ben Affleck ataca novamente como cineasta (o ator já esteve frente às rédeas de “Medo da Verdade”). Além da direção, o ator também realizou o roteiro da história sobre um ladrão profissional que se envolve com uma gerente de banco. O irmão de Ben, Casey Affleck, também na direção, apresenta o seu “I’m Still Here – The Lost Year of Joaquin Phoenix”, documentário sobre o comportamento estranho e sumiço do ator Joaquin Phoenix nos últimos anos.

Helen Mirren, vencedora do Oscar por “A Rainha”, protagoniza novo longa. Trata-se de “The Tempest”, adaptação cinematográfica moderna para “A Tempestade”, de William Shakespeare, que será exibido no Festival.

O circuito europeu também marca presença na seleção. Destaque para o renomado diretor francês François Ozon (de “8 Mulheres” e “Swimming Pool”), que apresenta o seu “Potiche”, com Catherine Deneuve e Gerard Depardieu no elenco, grandes estrelas do tradicional cinema francês.

(Karen Lemos - Famosidades / MSN Brasil)

Nenhum comentário: