De passagem pelo Brasil, único país da América Latina a receber sua visita, o cineasta James Cameron apresentou a versão Blu-Ray para seu megasucesso “Avatar”, que será lançado em DVD no dia 22 de abril.
Nesta data, não por acaso, comemora-se o dia da Terra. Nada mais apropriado para “Avatar”, filme que está carregado de mensagem ecológica. Preservação e sustentabilidade foram assuntos que dominaram a conversa na coletiva de imprensa realizada com o diretor, o produtor Jon Landau, e os atores Sigourney Weaver e Joel David More neste domingo (11), em São Paulo.
“Todos os países têm problemas, mas se resumirmos a mensagem em uma só, ela é a mesma: nós achamos que somos os donos da natureza. ‘Avatar’ nada mais é do que o nosso mundo, os problemas são os mesmos”, disse Cameron.
O Brasil foi escolhido a dedo pela equipe para o lançamento da versão Blu-Ray por um motivo bem claro. “Fiquei curioso para ver como o Brasil reagiria a esta mensagem, já que o desmatamento que é uma realidade por aqui. E realmente foi um sucesso, o filme bateu recordes de bilheteria no país”, anunciou.
O sucesso e o carinho pelo Brasil podem resultar em cenas realizadas na floresta Amazônica, que podem fazer parte da sequência de “Avatar”. “Vamos ter algumas cenas na Amazônia brasileira, mas nada grandioso; vamos deslocar poucas pessoas da equipe para lá”, adiantou.
Há duas semanas em terras tupiniquins, James aproveitou para arregaçar as mangas ao invés de apenas discutir o problema ambiental.
“Estive em Manaus no Fórum Internacional de Sustentabilidade da Amazônia, e também visitei a floresta Amazônica, onde conservei com indígenas e tive a ideia de criar um projeto ambiental”, contou o diretor que, após a passagem pela comunidade indígena, conversou com a produtora Fox para acertar os detalhes de um projeto que pretende plantar 1 milhão de árvores em vários países durante todo o ano.
Em São Paulo, Cameron deu o ponta-pé inicial. Na manhã do domingo (11), o cineasta plantou a primeira árvore do projeto no Parque do Ibirapuera. “Foi um ato simbólico, uma pequena parte do que ainda é necessário ser feito”, resumiu.
Uma das protagonistas de “Avatar”, Sigourney Weaver, que esteve presente no plantio da árvore pela manhã, se sentiu honrada de fazer parte deuma produçãoque chama a atenção para questões ecológicas. “Essa é a primeira vez que trabalho em um filme onde nós somos os vilões, e não o contrário [Sigourney é estrela da saga ‘Alien’]. Em ‘Avatar’ somos menos desenvolvidos do que os alienígenas”, explicou.
Encantada com nosso país, nas palavras da atriz não faltaram elogios ao Brasil, que também serviu como base de comparações: “Nos Estados Unidos cometemos muitos erros em relação à poluição. Poluímos nossos rios, eliminamos nossas tribos indígenas. Olhamos para o Brasil, para essa riqueza toda, e sentimos que podemos fazer a diferença aqui”.
Encantada com nosso país, nas palavras da atriz não faltaram elogios ao Brasil, que também serviu como base de comparações: “Nos Estados Unidos cometemos muitos erros em relação à poluição. Poluímos nossos rios, eliminamos nossas tribos indígenas. Olhamos para o Brasil, para essa riqueza toda, e sentimos que podemos fazer a diferença aqui”.
A atriz também falou a respeito das gravações de “Avatar” que foram, no mínimo, curiosas. Parcialmente realizado em estúdio de fundo azul para criar efeitos especiais em 3D, os atores tiveram que fazer uma pesquisa de campo para conseguir atuar. “Fomos para o Havaí, no meio da floresta, para analisar o território, já que no estúdio não teríamos nada de cenário. Lá aprendemos como caminhar entre as árvores e trouxemos isso para nossa ação dentro do filme”, detalhou Sigourney.
No encontro, Cameron falou ainda a respeito de produzir um filme em formato 3D. “Parece estressante, mas foi bem rápido e até divertido. Não houve preocupação com cenário, figurino, maquiagem e cabelo, nada disso; só fiquei focado nos movimentos dos atores”.
A versão Blu-Ray, comentou o cineasta, foi justamente pensada para manter a impressão das cores e dos efeitos vistos nas telonas do cinema. ”A qualidade de imagens é equivalente a do cinema. Em 25 anos de carreira como cineasta essa é a melhor versão de um filme meu lançado em DVD”, explicou.
Com tanta experiência assim, o cineasta tenta entregar sua receita de sucesso para ganhar as bilheterias mundiais, baseado em um tema atrativo, na conexão do público com os personagens e, principalmente, na mensagem a ser passada.
“’Avatar’ não teria feito tanto sucesso se não tivesse atingido esses objetivos. É um filme que não traz fatos, mas que fala de emoções, do comportamento humano, e do direito dos povos indígenas. Nós saímos do cinema e olhamos para dentro”, concluiu.
Cameron fica no Brasil até quarta ou quinta-feira, segundo sua assessoria. De São Paulo, o cineasta segue para Brasília, onde participa de uma conferência ambiental, e na sequência, viaja para Altamira, município do Xingu, no Pará, para conversar com moradores afetados pelo desmatamento.
(Karen Lemos - Famosidades/MSN)