terça-feira, 5 de maio de 2009

Clube CBGB é tema de documentário














Conhecido por ser o berço do punk rock nos Estados Unidos, o famoso clube CBGB recebe uma singela homenagem em documentário exibido no Festival de Cinema de Tribeca. Dirigido por Mandy Stein, “Burning Down the House: The Story of CBGB”, mostra as faces do clube habitado por punks maltrapilhos, com seus banheiros nojentos coberto de grafites - perfeitos para o consumo de drogas e a prática de sexo - e, claro, sempre rolando muito som pesado.

Localizado nos lados sujos de Manhattan, em Nova York, o CBGB já teve em seus palcos a presença de bandas punk rock que na época em que se apresentaram (por volta da década de 70, no auge do clube) estavam ainda no inicio de suas carreira. Nomes como Ramones, Patti Smith, Blondie, Television e Talking Heads - compositores da música usada como título do documentário - passaram pelo palco do clube sem saber que, mais tarde, seriam reconhecidos como pioneiros da música punk.

O CBGB foi fechado em 2006 devido a disputas pelo seu aluguel; hoje, o local decadente que abrigou o clube é considerado bairro de luxo. Mas a história da casa não fica restrita apenas as famosas camisetas que desfilam por aí trazendo as siglas do clube. Recentemente, os entulhos que sobraram do CBGB foram alugados pelo estilista John Varvatos, que reformou a casa e a transformou em museu, onde centenas de fãs e curiosos de plantão visitam o local e relembram a magia de um momento (e lugar) único da música.

A diretora Mandy Stein se mudou de Los Angeles para Nova York em 2005, a princípio para acompanhar de perto a disputa de alugueis sobre a casa. Acabou tomando conhecimento de algumas histórias interessantes sobre o lugar e entrevistou pessoas e personalidades que por lá passaram ou que tiveram alguma importância no histórico do clube. Quando percebeu, viu que tinha um ótimo acervo de pesquisa sobre o CBGB, surgiu então a idéia de se fazer o documentário.

A estréia será no tradicional Festival de Cinema de Tribeca que também contará com a exibição de "Garapa" do brasileiro José Padilha. Uma curiosidade é que este ano o festival tem se mostrado afetado pela crise econômica já que anunciou alguns cortes na edição de 2009, que terá um número menor de filmes exibidos.

Nenhum comentário: