quarta-feira, 14 de maio de 2008

Começou..

Nesta quarta feira, dia 14 de maio, foi aberto oficialmente o 61º Festival de Cannes.







A mostra competitiva (que distribui os prêmios do festival) foi iniciada por “Ensaio sobre a cegueira” (Blindness), do diretor brasileiro Fernando Meirelles (famoso pelo longa “Cidade de Deus” – que já desfilou no tapete vermelho de Cannes). O filme é uma adaptação de um livro do escritor português José Saramago e conta com um elenco de primeira: os norte-americanos Julianne Moore, Mark Ruffalo e Danny Glover, além do mexicano Gael Garcia Bernal e a brasileira sensação-do-momento, Alice Braga.

Ensaio Sobre a Cegueira é uma co-produção de Brasil, Japão e Canadá; na trama a população de uma grande cidade (parte das cenas foram gravadas na cidade de São Paulo) sofre com uma epidemia, sem explicações, que deixa cego os habitantes locais. Por ser uma doença contagiosa, os infectados são tirados do convívio social e levados a um sanatório. A situação em que vivem os pacientes abandonados dão um tom de degradação ao filme – que incluem fezes, urina, restos de comida e uma sucessão de estupros (cenas polêmicas que foram amenizadas para não chocar tanto).

A estréia do filme contou com todo o elenco, além da presença de algumas celebridades, como Dennis Hopper, Faye Dunaway e Cate Blanchett. A recepção dos jornalistas e críticos presentes na exibição do filme foi fria, não houve aplausos, e a imprensa divulgou opiniões diversas, algumas criticando e outras elogiando.

Mesmo assim, já é um grande passo um filme brasileiro dar inicio ao principal festival de cinema da Europa. Porém, Fernando Meirelles não está sozinho. “Linha de Passe”, de Walter Salles também irá competir na mostra do festival. O longa conta a história de um garoto que sonha ser jogador de futebol (interpretado por Vinicius de Oliveira – o menino de “Central do Brasil”, lembram dele?). A estréia mundial de “Linha de Passe” está marcada para este sábado (dia 16). Além de Salles, o ator Matheus Nachtergaele estréia como cineasta em “A festa da menina morta”, que será exibido na mostra Um Certo Olhar. Só para citar alguns dos trabalhos brasileiros que vão passar pelo festival.

Para competir com Fernando Meirelles, estarão grandes nomes do cinema, entre eles, Clint Eastwood, trazendo “Changeling”, estrelado por Angelina Jolie; Steven Soderbergh, que traz seu épico “Che”, em que Benicio Del Toro dá vida a Ernesto Che Guevara - com quatro horas de duração, “Che” conta com a participação do ator brasileiro Rodrigo Santoro, na pele de Raul Castro (irmão de Fidel Castro); e Wim Wenders, com “Palermo shooting”, trazendo Dennis Hoper no elenco.

Fora de competição estão filmes recentes, que terão sua estréia em Cannes; é o caso de "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", do diretor Steven Spielberg e do produtor George Lucas, e "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen, com Scarlett Johansson, Penélope Cruz e Javier Barden no elenco. Outro destaque é “Surveillance”, de Jennifer Lynch (filha do cineasta David Lynch) e o documentário “Maradona”, sobre o craque argentino, realizado pelo sérvio Emir Kusturica.

O júri do festival desse ano terá a presença de grandes artistas como os atores Sean Penn e Natalie Portman, além de Marjane Satrap, a quadrinista iraniana que teve sua animação “Persépolis”. Na coletiva de apresentacao do júri, Sean Penn deixou claro que o festival não vai deixar de lado os assuntos políticos: ''Não vamos esquecer do tempo em que vivemos hoje''. – se referindo aos 40 anos de maio de 1968 (naquele ano, o festival de Cannes foi interrompido devido aos boicotes dos membros do júri e dos participantes das mostras.)












O festival ocorrerá entre os dias 14 e 25 de maio,
sendo dia 25, a noite das premiações.

3 comentários:

Victor disse...

Grande festa, deve ser massa xD
Que eu lembre escutei que o Sean Penn ia ser jurado. Eh O cara.
Karen bjaum =*

Anônimo disse...

Karen Lemos, estava pesquisando sobre o festival de Cannes e o google me indicou para seu blog.
Agradeço ao google, pois pude encontrar informações de uma estudante de jornalismo que sabe investigar, apurar e sobre tudo, ter ética e príncipios morais.

Parabéns pelo seu blog. Tenho certeza que em breve os auditores de Cannes irão contratá-la para seu jurada no próximo festival, pois você entende muito de cinema e jornalismo. Sua sensibiliade em relatar os fatos pe INACREDITÁVEL.

Sucesso você já faz!
Sorte!

Unknown disse...

AI QUE CHIQUE O COMENTÁRIO DESSE AUGUSTHO! *.*
tô orgulhosa. você é foda mesmo, sempre te digo isso. e cada post teu que eu leio faz com que eu confirme isso.

sobre o post: várias pessoas falam bem desse ensaio sobre a cegueira, sempre quis ler. e pelo que tá escrito aí, o filme deve ser bom...fiquei curiosa. e gael, né?! hmmmm. huahahuauha!

xo ver que mais
(...)

ah.
NOSSA, o filme do woody allen é com a scarlett??? AH VAH! huahuauha.
esse povo do cinema é muito previsivel :P

tá. só.

te amo, jornalista mais foda E preferida! (L)

beijo, beijo!

ps: comentário bom é comentário grande, yo!