sexta-feira, 30 de maio de 2008
Atriz brasileira é premiada em Cannes
Ela não é muito conhecida por aqui, mas a brasileira Sandra Corveloni conseguiu o que muitas atrizes internacionais almejam: o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.
Em seu primeiro papel no cinema (a atriz fazia trabalhos apenas no teatro) Corveloni saiu do anônimato e conquistou um dos principais prêmios do cinema, entrando para o hall das grandes personagens do cinema brasileiro.
E não foi nada fácil, ao lado de grandes nomes como Juliane Moore e Angelina Jolie, Corveloni se destacou com seu papel em "Linha de Passe" (de Walter Salles) e conquistou o júri - que esse ano tinha Sean Penn como presidente.
No longa, a brasileira interpreta Cleuza, uma doméstica, mãe dos quatro irmãos - personagens principais do filme. Em uma interpretação inspirada, ela dá vida a empregada grávida de um pai desconhecido, que passa por dificuldades.
A atriz não pode comparecer a entrega do prêmio - que foi recebido pelos realizadores Walter Salles e Daniela Thomas - mas de São Paulo, ela disse estar extremamente surpresa e agradecida. "Achava que o filme ia ganhar algo, mas não eu".
Sandra Corveloni não foi a única latino americana a sair com a palma de ouro na mão, na categoria masculina, quem levou o prêmio foi o porto-riquenho Benicio Del Toro por sua elogiada interpretação em "Che", de Steven Soderbergh. Benicio vive Che Guerava, o principal personagem desse trabalho de quatro horas e meia, que contou com uma pequena participação do brasileiro Rodrigo Santoro, interpretando Raúl Castro, irmão de Fidel Castro e atual presidente de Cuba.
Ainda na premiação, o turco Nuri Bilge Ceylan foi considerado o melhor diretor por 'Três Macacos', drama de uma família cercada por tragédias, que por muito tempo foi considerado o favorito ao prêmio de melhor filme.
Mas não foi dessa vez. O prêmio de melhor filme - considerado o principal do festival de Cannes - foi entregue a "Entre Les Murs", do francês Laurent Cantet. A tempos a França não comemorava uma vitória em seu festival local, e foi bem merecido. O filme se passa dentro de uma sala de aula na periferia de Paris, onde um professor tenta disciplinar a turma de alunos de diferentes etnias que vivem em conflito. O tema destaca bem a questão da imigração, que é um assunto polêmico na França. O teor social-politico ajudou na decisão dos jurados, já que o presidente do júri, Sean Penn, é engajado nas causas políticas.
Para fechar com grande estilo, o festival ainda prestigiou a carreira de Clint Eastwood e da atriz francesa Catherine Deneuve, que foram homenageados com um prêmio especial.
Conheça todos os vencedores
..e até Cannes 2009.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário