domingo, 16 de maio de 2010

"Estou um pouco baiana agora", confessa Mariana Ximenes












“Burguesa, careta, típica menina abandonada pelo pai que resolve viver na boemia”. É assim que Mariana Ximenes define sua personagem Vanda, em seu novo longa “Quincas Berro d’Água”, que teve pré-estreia em São Paulo, na segunda-feira (3).

Baseado na obra de Jorge Amado, não foi nada difícil para atriz mergulhar no universo do autor clássico da nossa literatura. “Devoradora de livros” desde criancinha, Mariana já sabia muito bem onde estava pisando quando aceitou fazer parte do elenco do filme, que tem direção de Sérgio Machado (“Cidade Baixa”).

“Já tinha lido muitas obras de Jorge Amado. O mais engraçado é que, quando eu era pequena, considerei o livro ‘Quincas Berro d’Água’ como meu preferido, e claro, isso foi um ponto forte para ter aceitado este trabalho”, declarou a atriz em entrevista ao Famosidades.

Rodado entre quatro semanas na Bahia (“Um lugar que eu amo de paixão”, afirmou Mariana), o longa relata a história nada convencional de Joaquim, um ex-funcionário público que dedicou sua vida à esbórnia, e falece aos 72 anos, deixando uma legião de “seguidores” que prometem fazer do aniversário do defunto uma grande festa.

Das gravações, Mariana retém somente as boas lembranças.

“Foi realmente um privilégio. O elenco é primoroso. Aqueles atores locais, baianos, maravilhosos, sabe? A equipe foi maravilhosa, e a fotografia do filme é linda. Foi fantástico”, definiu a atriz, que ainda garantiu, entre risos: “Voltei meio baiana de lá”.

Falando em elenco, Ximenes assumiu uma honra imensurável de ter trabalho ao lado de Paulo José, que dá vida ao personagem Joaquim – seu pai na trama. Curiosamente, pai e filha pouco se encontram na projeção do filme, mas fora das telas o relacionamento é outro, percebe-se pelo teor dos elogios de Mariana ao citar o colega.

“O Paulo é super generoso, profundamente humano, um ator espetacular. Sou fã dele. Fã do Paulo homem e ator”, confessou.













No casting ainda há nomes como Marieta Severo, Vladmir Brichta, Luis Miranda e Flávio Bauraqui.

Extremo oposto é outra personagem vivida por Ximenes. Clara, vilã de “Passione”, nova novela global das 21 horas, é super contemporânea e, segundo sua intérprete, apresenta várias facetas.“É uma vigarista, tem uma acidez; ela é extremamente inteligente, toda abusada e que não tem moral nenhuma”, definiu.

Percebeu alguma relação com Vanda da obra de Jorge Amado? Pois é, essa diversidade de papéis é um prato cheio para Ximenes, e ela explica o porquê.

“Gosto de atuar em vários veículos, teatro, televisão, cinema, justamente para poder interpretar personagens diferentes. Cada um é um aprendizado diferente, em cada experiência você aprende algo de fato”, afirmou.

Em “Passione”, por exemplo, Clara viverá um romance com o personagem de Tony Ramos, levantando a questão do amor e a diferença de idade. “Eu acredito que o amor não tem limites, não tem barreiras mesmo”, explicou a atriz, justificando o envolvimento entre os dois.

Além de cinema e televisão, a loira promete uma volta aos palcos do teatro, lugar do qual não consegue se afastar. Porém, pelo menos por enquanto, isso fica para mais tarde. “Vou ficar um ano gravando ‘Passione’, totalmente mergulhada na novela e só depois eu quero fazer teatro. Adoro voltar para o palco, tenho muitas saudades dele. Creio que seja a raiz de todo o ator, então eu voltarei", anunciou.

Ximenes está em uma nova fase: mais iluminada, radiante, e solteira... Ela não nega que um suposto relacionamento possa ter ajudado nesta renovação, mas também não entregou nada. Na conversa, só deu trabalho e “Passione”, a qual atribuiu o motivo de tanta felicidade.

“É a novela (risos). Esse trabalho está me instigando, estou super feliz com o meu papel na trama. Silvio de Abreu fez uma personagem que é um deleite para qualquer ator”, desconversou.

(Karen Lemos - Famosidades/MSN)

Nenhum comentário: