domingo, 14 de junho de 2009
Alô, alô? 100 anos de Carmem Miranda
O Centro Cultural Banco do Brasil está fazendo uma justa homenagem ao centenário de Carmem Miranda, nossa "pequena notável". De 9 à 30 de junho, novos e consagrados nomes da música popular brasileira sobem ao palco do CCBB para apresentar canções que marcaram sua carreira.
Nascida em Portugal, mas naturalizada brasileira, Carmem Miranda é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Sua imagem, com as roupas coloridas e frutas na cabeça, ficou imortalizada pelo cinema americano, e suas canções são lembradas até hoje, mesmo depois de 100 anos de trabalho.
Além das músicas que todos sabem cantar, o repertório também conta com canções menos conhecidas e músicas que todo mundo conhece, só não sabiam que Carmem havia gravado. Exemplo? "Balancê" (O balancê, balancê. Quero dançar com você...), a canção dos anos 30 foi gravada por Carmem Miranda, mas não chegou a estourar na sua voz. A música só caiu na boca do povo nos anos 80.
Serão quatro apresentações em uma programação dividida de acordo com as fases da atriz/cantora. "A Pequena Notável", que traz as músicas mais características de sua carreira; "O que é que a baiana tem?", reúne canções da cantora antes de fazer sucesso nos Estados Unidos; "Disso é que eu gosto", com músicas menos conhecidas mas que trazem a marca de Carmem; e "Brazilian Bombshell", focando no trabalho internacional, principalmente os sucessos de seus filmes hollywoodianos.
Para dar conta do recado, uma equipe de primeira foi escalada para tratar de um repertório tão rico. Na primeira semana se apresentaram Roberta Sá e Pedro Luís. Apontada como expoente da música popular brasileira, Roberta Sá nos mostrou os grances clássicos como "Taí" (Taí, eu fiz tudo pra você gostar de mim...) e "Tico tico no fubá", ao lado de Pedro Luís (do conjunto Pedro Luís e a Parede e do bloco carnavalesco carioca Monobloco).
Foto: Kamal Filho
Os dois fizeram bonito e mostraram muita química no palco durante as apresentações musicais, que eram pautadas pelos comentários de Ruy Castro, biógrafo de Carmem. O jornalista (uma lenda do jornalismo, que a verdade seja dita) contou algumas curiosidades da biografia de Carmem. Curiosidades mesmo, trechos interessantes da vida da artista que poucos conhecem; fatos que divertiram o público, e não aquele blá blá de sempre que todos estão cansados de ouvir. Grande Ruy Castro!
As apresentações seguem durante todo o mês, às terças-feiras, sempre em dois horários: 13 e 19:30 hrs.
Dia 16 sobem ao palco do CCBB Rita Ribeiro e Eduardo Dussek. Eles cantam, por exemplo, "Adeus, batucada", "Eu dei...", "Na baixa do sapateiro", "O que é que a baiana tem?", "Samba rasgado", "Tic-tac do meu coração", entre outros.
Dia 23 se apresentam Verônica Ferriani e Pedro Miranda. Nessas duas apresentações haverá uma conversa com o escritor Sérgio Cabral (não confundir com Sérgio Cabral Filho, governador do Rio de Janeiro). Os dois apresentam canções menos conhecidas da carreira de Carmem.
Por fim, no dia 30, Beatriz Faria e Marcos Sacramento, com comentários de Ruy Castro, fecham a homenagem com chave de ouro. No repertório, alguns sucessos como "Aquarela do Brasil", "Bambo de Bambu", "Cai, cai" e "Mamãe eu quero".
O lugar é pequeno - 130 lugares, o preço é bem acessível (R$ 6 reais a inteira, R$ 3 reais a meia), o show é fantástico e a procura é grande. Por tanto: corram atrás dos ingressos. E boa diversão.
Programação
9/6 - A Pequena Notável, com Roberta Sá e Pedro Luís
16/06 - O Que é Que a Baiana Tem?, com Rita Ribeiro e Eduardo Dussek
23/06 - Disso é Que eu Gosto, com Verônica Ferriani e Pedro
30/06 - Brazilian Bombshell, com Beatriz Faria e Marcos Sacramento
(Karen Lemos)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Da-lhe Karen! O futuro do jornalismo honesto e imparcial está aqui!.
Bem bacana...
Legal!!! Realmente precisamos de pessoas no setor de jornalismo que mudem a ideia que notícia tem que ser sobre tragédias. Quantas notícias especiais não são mostradas na mídia!!!
Também tenho um Blog:
http://johnnydeppmadness.blogspot.com/
Entra lá qualquer horinha...
Beijinho de luz
Postar um comentário