Em parceria com a Academia Internacional de Cinema (AIC), a Cinemateca Brasileira faz uma homenagem, mais que merecida, ao cinema indiano. Até o dia 29 de março serão exibidos diversas produções com o melhor do cinema realizado no país. As sessões são gratuitas.
Na seleção, grandes sucessos que marcaram época, como o clássico “Bobby” dos anos 70.
Bollywood, como é mais conhecida, é o nome dado a indústria de filmes na Índia, devido ao seu poder e a popularidade no país. A denominação, uma alusão à poderosa indústria cinematográfica de filmes nos Estados Unidos - Hollywood, derivou do antigo nome da maior cidade do país, iniciado pela letra B, Bombaim (atualmente, Mumbai). Em sua maioria, os filmes “bollywoodianos” apresentam produções animadas, temáticas leves e com muita dança e música.
A mostra "Bollywood e Cinema Indiano", que já está na sua terceira edição, tem como objetivo fazer uma conexão de culturas com o Brasil, já que o cinema indiano é pouco conhecido por aqui. Exatamente por causa desse difícil acesso que os filmes serão exibidos com legendas somente em inglês, o que, para o curador da mostra, o cineasta indiano Ram Prasad Devineni, já é um grande passo. "Os filmes de Bollywood fazem o povo feliz. Eles são uma parte importante da cultura indiana e uma espécie de embaixadores da Índia no resto do mundo", comenta Devineni, que espera que os brasileiros possam reconhecer a importância desse cinema pouco divulgado.
“Bollywood e Cinema Indiano”
De 17/3 a 29/3 Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso - 207
Telefone: (11) 3512-6111 (ramal 215)
Confira toda a programação no site da Cinemateca Brasileira
2 comentários:
Oie... parabéns pelo post... olha, particularmente não sou muito fã do cinema indiano, mas devo confessar que eles são bons hehe.
bjooo.
Só digo uma coisa sobre essa modinha; Bollywood de cu é rola.
Postar um comentário