terça-feira, 3 de março de 2009

Dustin Hoffman recebe condecoração na França





















O americano Dustin Hoffman recebeu uma homenagem do governo francês pela sua importância no mundo do cinema. Agraciado com a comenda de honra da Ordem Nacional de Artes e Letras da França - entregue as grandes personalidades mundiais ligadas à França - o ator teve que se esforçar para conter as lágrimas de emoção ao receber a medalha das mãos de Christine Albanel, ministra da cultura na França. Albanel declarou que Hoffman é considerado como "um dos maiores atores de nosso tempo, no sentido intenso da palavra" e que, por isso, é digno dessa homenagem.

Muitos artistas também já receberam a comenda de honra do ministério francês. A condecoração de Hoffman ocorreu na véspera da premiação do César, que elege os melhores do cinema mundial e francês no ano. Durante o evento, o ator também recebeu um troféu especial pelo seu conjunto de obra. Outro destaque do César foi o longa-metragem "Séraphine", do diretor Martin Provost, que levou o principal prêmio da noite.

A 34ª edição do César elegeu a história da francesa Séraphine de Senlis como o melhor filme francês do ano, que também levou prêmio de fotografia, roteiro original, trilha sonora, figurino, cenário e melhor atriz para Yolande Moreau. Séraphine era uma pacata pastora quando, em dado momento de sua vida, se envolve com as artes e decide virar pintora, mergulhando de cabeça na loucura do mundo artístico durante o século 19.

Outros vencedores da noite foram o diretor Jean-François Richet e o ator Vincent Cassel por "Mesrine", que relata a vida do ladrão mais procurado da França, durante a década de 70. O vencedor da Palma de Ouro do último Festival de Cannes, "Entre les Murs", decepcionou, ficando apenas com a estatueta de melhor roteiro adaptado. "Il y a Longtemps que je T'aime" levou o prêmio de melhor estréia, e a animação israelense "Valsa com Bashir" de melhor filme estrangeiro.














Milena Poylo e Martin Provost, produtora e diretor de 'Séraphine'

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal, o Dustin já fez ótimos filmes, como "Entrando Numa Fria Maior Ainda". uahhuahu