quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Tom Cruise deixa o Brasil.. Ele veio pra quê?





















A passagem do astro no Rio de Janeiro foi rápida, mas muito marcante. E para não mencionar o quanto foi proveitoso aos sites de fofocas e celebridades que acompanharam todos os passos do astro pela cidade maravilhosa. Mas parou por aí. Por volta das 21h40, o ator e sua família deixaram o país, embarcando, no aeroporto de Galeão, em um vôo para o México. Próxima parada da turnê de divulgação de seu novo filme, “Operação Valquíria".

A família Cruise desembarcou por aqui na sexta-feira (30), e como era de se esperar, do momento de chegada até sua partida, foram cercados por inúmeros fotógrafos, câmeras e curiosos, todos querendo um pedacinho daquele momento único. Olhos atentos no astro, sua esposa, sua filha. Na visita em Angra dos Reis, churrascarias caras e restaurantes badalados.

É natural que a rotina de um grande astro seja atraente para nós, principalmente quando se trata de um país que não costuma a estar na rota de divulgação desses filmes comerciais. Muitos querem ver os famosos fazendo coisas banais como caminhar pela praia e se empanturrar em uma churrascaria no final de semana. Ao menos, o ator não ficou recluso no seu quarto de hotel, e até arriscou umas saídinhas, sempre com muita imprensa e fãs as sua espera. Simpático, ele atendeu a boa parte das pessoas que o abordavam. Bom, nada além do esperado de alguém que está fazendo divulgação de seu trabalho.

A intenção da viagem pelo menos foi essa, divulgar seu novo filme, e ficou mesmo só na intenção; a verdade é que pouco se falou sobre o novo trabalho, as câmeras da imprensa estavam mais interessadas em divulgar os restaurantes que o ator freqüentava, quantas horas ele passeava na praia, qual era o modelito do dia de esposa, e por onde andava a doce Suri? No meio das atividades, era sempre possível pegar relatos dos fãs desesperados para ver seu ídolo. Ou talvez, de pessoas desocupadas, loucas para dar uma olhada no astro de “Missão Impossível”.

Na coletiva de imprensa não foi diferente, boa parte das perguntas se referiam à visita do ator no Brasil (o que é natural visto a singularidade da situação, mas não deve ser o foco central de uma coletiva para divulgação de filme), e os seus problemas com a cientologia; o envolvimento do ator com a religião já lhe rendeu um bom espaço nas fofocas de tablóides, um dos problemas, inclusive, chegou a afetar na produção do seu novo filme, já que as autoridades alemãs impediram a presença do ator em locais históricos, devido ao seu envolvimento com a cientologia.

A polêmica se agravou ainda mais, quando o filho do coronel nazista que tom cruise interpreta nas telas, Berthold Schenk von Stauffenberg, declarou para um jornal o seu desagrado com a divulgação do nome do ator escolhido para viver seu pai no cinema. "Desagrada-me que um cientologista notório desempenhe o papel de meu pai", declarou Berthold. A discussão ganhou espaço na mídia internacional, até que uma colunista do jornal Philadelphia Daily News resolveu expor uma visão mais delicada sobre o assunto: "Qual a melhor maneira de fazer reviver o período nazista do que impedir alguém de trabalhar por causa de suas crenças?".

Bem longe das discussões, Cruise e a familia aproveitam bem os seus dias no país, antes de partir para o México, onde se encerra a turnê de divulgação do filme. Não é de espantar que sua última declaração aos jornalistas brasileiros foi: “A gente não quer ir embora".

Em circuito nacional a partir do dia 13 desse mês, “Operação Valquíria” é passado durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história do Coronel Claus von Stauffenberg (vivido por Cruise), chefe de um grupo de oficiais nazistas que planejam a morte de Adolf hitler. Entre os projetos do grupo, está a instalação uma bomba durante o discurso do líder nazista em uma conferência de 20 de Julho de 1944. A ação fica por conta de Stauffenberg; a operação é arriscada, e pode não sair conforme o planejado.

A pré-estréia foi realizada no cinema Odeon BR, no Centro do Rio de Janeiro, e contou com a presença de algumas celebridades nacionais, como o ator Osmar Prado e a atriz Larissa Maciel (a Maysa do seriado transmitido pela Rede Globo).

Nenhum comentário: