sábado, 21 de fevereiro de 2009
Filme peruano leva o urso de ouro
O Cinema Latino-americano foi o grande destaque da noite de premiações da 59ª edição do Festival de Berlim."La Teta Asustada", de Claudia Llosa, levou o prêmio máximo - o Urso de Berlim de melhor filme. A produção peruana é centrada na história de Fausta (interpretada por Magaly Soler), que vive com o trauma de ter sido "amaldiçoada" pela própria mãe. No Peru, existe o mito de que mulheres estupradas durante a violência política que assolou o país, traumatizavam seus filhos durante a amamentação; o título "La Teta Asustada" vem justamente dessa lenda (que em inglês foi traduzido como "O leite da mágoa"). O projeto demorou 8 anos para ser realizado, um esforço que valeu a pena: o filme já vinha sendo muito elogiado pela critica especializada, e agora se consagrou com o Urso de Ouro.
Outro destaque do cinema latino foi "Gigante", de Adrián Biniez. O diretor argentino recebeu o Grande Prêmio do Júri do Festival (presidido pela atriz escocesa Tilda Swinton), que foi dividido junto com o alemão "Alle anderen", de Maren Ade. O filme, passado em Montevidéo, conta a história simples de um segurança de supermercado que acaba se apaixonando virtualmente por uma empregada. Além do prêmio do Júri, "Gigante" também levou o prêmio especial Alfred Bauer e Biniez foi consagrado como melhor diretor estreante.
Nas categorias de atuação, Sotigui Kouyaté (de "London River"), ganhou o Urso de Prata de melhor ator, recebendo o troféu em uma cadeira de rodas. Já na categoria melhor atriz, a austríaca Birgit Minichmayr foi agraciada por seu trabalho em "Alle Andrenn". A atriz arrancou aplausos da platéia com seu discurso. Por fim, o Urso de Prata de melhor direção foi para Iraní Asghar Farhadi, de "Darbareye Elly".
Confira os vencedores do Festival:
Melhor Filme - Urso de OuroLa Teta Asustada, de Claudia Llosa
Prêmio Especial do Júri - Gigante e Alle Anderen
Melhor Diretor - Asghar Farhadi, de Darbareye Elly
Melhor Atriz - Birgit Minichmayr, Alle Anderen
Melhor Ator - Sotigui Kouyate, de London River
Melhor Roteiro - Oren Moverman e Alessandro Camon, de The Messenger
Contribuição Artística - Gábor Erdély e Tamás Székely, desenhistas de som de Katalin Varga
Prêmio Alfred Bauer - Adrián Biniez, de GiganteAndrzej Wajda, de Tatarak
Prêmio Internacional da Crítica FIPRESCI - La Teta Asustada, de Claudia Llosa
Melhor Filme - Mostra Generation 14plusMy Suicide, de David Lee Miller
Prêmio Teddy Bear - Rabioso Sol, Rabioso Cielo, de Julián Hernández
Prêmio da Paz - The Messenger, de Oren Moverman
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Prefiro o nome original "La Teta Asustada" huahua
Postar um comentário