terça-feira, 9 de setembro de 2008

Dica de Exposição

De 30 de agosto até 26 de Outubro, a Pinacoteca do Estado apresenta “Diário de bolsa: Instantâneos do olhar”, da artista plástica Vânia Toledo. Cerca de 120 imagens compõe a exposição de fotos produzidas entre as décadas de 70 e 80.

Vânia Toledo sempre carregou em sua bolsa uma discreta câmera portátil, em uma época que não se conhecia as câmeras de celular e muito menos a foto digital; a câmerazinha portátil parecia inofensiva, e não intimidava ninguém, o que fazia aflorar a espontaneidade do fotografado, que nunca levava o ensaio a sério. Essa tal espontaneidade é coisa difícil de se ver em dias em que a manipulação da imagem parece reinar acima de qualquer outra coisa.

Naquela época, não existiam as ‘celebridades’, os consultores de imagem e a famigerada “imprensa rosa”, tudo era mais acessível, principalmente quando está entre amigos, como era no caso de Vânia. Dessa forma, foi possível registrar um momento super natural dos artistas daquela época; algo muito próximo à realidade.

Sabendo disso, Vânia aproveitava para fotografar, dia e noite, seus amigos mais próximos (geralmente artistas); entre festas, shows, banheiros de boate e quartos pessoais, nada escapava das lentes ácidas da fotógrafa; e tudo em tom de brincadeira, claro, mas sem pudor e vergonha, criando assim, um fiel diário fotográfico de sua vida e do seu meio.

Mas, o que era, de início, uma brincadeira entre amigos, acabou virando um retrato sério e riquíssimo da cultura popular dos anos 70/80, e que só agora é revelada ao público.

Entre textos e pensamentos da artista plástica, a exposição traz fotos super curiosas e interessantes de artistas como Caetano Veloso, Roberto Carlos, Gal Costa, Ney Matogrosso, Sidney Magal, Cazuza, Rod Stewart, Andy Warhol, Roman Polanski, James Brown, Truman Capote, entre outros, além revelar o comportamento daquela época, seja pelas roupas e acessórios do fotografado, ou pelos lugares em aquela geração freqüentava; assim, foi possível trazer a tona um lado verdadeiro e pouco conhecido de uma época que passou, mas que sobrevive através das lentes de Vânia Toledo.

“Aprendi a fotografar fotografando. Tudo que meu olhar curioso pedia eu fotografava”.

Vânia Toledo.

Confira algumas imagens da exposição:












Caetano Veloso, no espelho de seu quarto no Hotel Maksoud Plaza, São Paulo, 1982.
















Gal Costa, com visual tropicalista, entre a gravação dos discos Caras e Bocas e Água Viva, na casa do seu empresário Guilherme Araújo. Rio de Janeiro, 1978.













Cazuza, ainda na fase de vocalista do Barão Vermelho, no sofá do apartamento Emille Eddé, São Paulo 1985.










Ney Matogrosso na praia do Leblon, Rio de Janeiro, 1983.
















Andy Warhol no Estúdio 54, Nova York, 1983













Em sua primeira vinda ao Brasil, em 1985, o cantor Rod Stewart ganhou uma festa em sua suite no Hotel Copacabana Palace.



















O cineasta Roman Polanski dá autógrafos no carnaval carioca, 1983


*Fotos: Karen Lemos

A Pinacoteca abre de terça a domingo, das 10 às 18h, o ingresso vai de R$ 4,00 (inteira) a R$ 2,00 (estudante). Aos Sábados a entrada é franca.

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, Nº 2

Fone: (11) 3324-1000

Mais informações: www.pinacoteca.org.br

3 comentários:

Unknown disse...

Quanta gente bonita, veja só! Hahaha!

Quanto ao texto, tá excelente! Muito eloqüente (viva as palavras dificeis)! Tão eloqüente que me convenceu... Tô indo pra Pinacoteca. FALOW!

Hahahahah, sério, tá ótimo ;)

Te amo,

Beijosss.

Anônimo disse...

Muito bom seu texto. Parabéns!

Anônimo disse...

aaah q massa. vo pra Sampa ¬¬
haha

a foto do Rod Stewart ficou legal pra caramba. e o Ney tá usando fio dental O_o hahaha