quarta-feira, 5 de março de 2008

Conversa com Ralitsa Vassileva















A âncora da CNN Internacional, Ralitsa Vassileva, visita o Brasil entre os dias 3 a 6 de março.
O motivo principal de sua vinda é a quarta edição do 'Concurso Universitário de Jornalismo CNN, do qual Ralitsa é mestre-de-cerimônicas.
O evento anual promovido pela rede CNN, visa incentivar os estudantes de jornalismo a reportar matérias televisivas. O tema deste ano é "A socialização por meio da arte", e qualquer pessoa (sendo estudante de jornalismo, claro) pode participar. O candidato deverá produzir um video jornalístico de até 2 minutos (gravado em DVD), como prêmio, o vencedor irá conhecer a sede da CNN International em Atlanta, Estados Unidos e terá a sua matéria exibida pelo canal.
As inscrições começaram no dia 4 de março e vão até o dia 11 de junho - o resultado sairá só em agosto (para ler todo o regulamento e se inscrever no concurso, clique aqui .)
No meio de tanto trabalho , Ralitsa aproveitou para visitar museus e galerias de arte em São Paulo (o que condiz com o tema do concurso da CNN) e ainda sobrou um tempinho para palestrar aos alunos de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi.
A palestra foi realizada no campos Vila Olímpia, contando com a presença do coordenador do curso de jornalismo e uma intérprete, já que a palestrante falava em inglês.
Durante a palestra, a jornalista nos contou sobre sua vida, como iniciou no jornalismo, os pontos altos e baixos de sua carreira, e um pouco sobre censura de imprensa (que não esclareceu muita coisa.) Nascida na Bulgária e criada na Índia, Ralitsa se tornou âncora da CNN em 1992, depois de ter feito uma matéria sobre a queda no comunismo no seu país de origem, e hoje comanda programas de importância na emissora, como "You World Today" e "World News".
Entre os principais acontecimentos de sua carreira estão entrevistas memoráveis com o primeiro ministro de Israel, Ariel Sharon, o
ex-líder soviético Mikhail Gorbachev (que, segundo ela, foi sua entrevista mais emocionante), além de coberturas jornalísticas da saída de Israel da faixa de Gaza e a morte de Abu Musab al-Zarqawi.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Karen,
Também estudo jornalismo na Anhembi Morumbi, segundo semestre. Eu gosaria de ter particpiado da palestra da Ralitsa, mas não pude ir.
Diga-me uma coisa, sua turma foi informada sobre a palestra? Eu estudo de manhã e só fiquei sabendo que ela viria no dia da apresentação.
Abraços,
Paula

Unknown disse...

oi paula!!

a nossa turma foi avisada da palestra um dia antes, por email. Quem por acaso escreveu o e-mail foi o Nivaldo, o representante do curso =P
o convite devia ter ido pra você e sua turma também.. estranho hein, vai entender!!

Anônimo disse...

Oi Karen,
Pois é... fiquei sabendo hoje mesmo que quem enviou foi o Nivaldo. Minha turma não recebeu a mensagem...

Obrigada por responder!
Abraços,